segunda-feira, 11 de julho de 2011

Professor, o que eu quis mostrar com meu texto sobre os ateus é que Deus pode ser qualquer coisa, NINGUÉM ainda deu uma definição única e específica para tal. [continua]

Assim, o que eu queria fazer pelos ateus era só mostrar que, já que Deus nunca foi definido de forma objetiva, qualquer coisa podendo ser ele, eles também poderiam ser tidos como teístas, pois podem acreditar em uma mente cósmica, e acreditando na mente cósmica, apenas optam não chamar de Deus. Mas pq não chamam se outras pessoas também acreditam que possa ser Deus? Deus não é algo pré-determinado. Assim, os que negavam, que eu conheci, negavam só porque queriam usar o rótulo de ateu como um título de revolta, pirraça e auto-afirmação. Que custa ser mente aberta e admitir que, não sendo Deus algo pré-determinado, pode ser teísta e assim evitar problemas pessoais, só pra se auto-afirmar?
É por isso, eu considero uma pessoa que tenha esse tipo de mente aberta como sábia, pq daí poderia até ter a chance de entrar em lugares que não admitem ateus. Mas preferem ficar na rua e só levar em conta O QUE ACHAM dos lugares, invés dos [????]

Os conceitos de teísmo, deísmo, panteísmo, pandeísmo, panenteísmo, agnosticismo e ateísmo são precisos. Quem aceita um deles como sua concepção pessoal, rejeita os outros. Um ateu nunca será um teísta, pois este considera Deus uma entidade transcendente e pessoal. Supor Deus uma mente cósmica seria panteísmo ou panenteísmo. No primeiro caso ela se confundiria com o Universo (imanência) e no segundo o incluiria, sendo-lhe transcendente. No pandeísmo Deus seria o próprio Universo, mas não seria uma mente e no deísmo seria extrínseco ao Universo mas impessoal.

Pode ser que algum ateu o seja por pirraça, mas acho que a maior parte não. São ateus, como eu, porque chegaram à conclusão de que não há razão para se supor que deus exista, qualquer que seja a sua concepção. Isto é, a única realidade objetiva é a natureza física. É claro que isto não exclui as idéias abstratas, mas elas não existem fora das mentes, como seria o caso de Deus. Se se conceber Deus apenas como uma idéia nas mentes, então ele não é um ser, objetivamente falando, mas só uma abstração. Isto, é claro, existe.

Pessoalmente eu não me sentiria à vontade participando de uma reunião de iniciados em algum conhecimento esotérico, pois meu ceticismo iria contestar quase tudo que fosse dito, já que eu não poderia ficar calado. O mesmo aconteceria em uma reunião de estudos bíblicos de alguma igreja. No entanto eu gostaria de saber que conhecimentos são esses. Só que eu não consigo me colocar em uma atitude passiva e não contestadora a respeito do que quer que seja, em qualquer circunstância. Faz parte do meu modo de ser. Sou insubmisso. Mas tenho uma grande sede de conhecimento, sobre tudo o que for. E dou o braço a torcer sem problema. Desce que convencido, é claro.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails