segunda-feira, 11 de julho de 2011

Todas ciências se iniciam com, entre outras coisas, a delimitação do objeto a ser estudado. [continua]

[continuação] Sendo Deus, ou o Ser absoluto, como queiram, a totalidade da realidade, você teria que estar num plano para além da totalidade da realidade para poder delimitá-lo.
Poderia comentar, professor? Um abraço

Há uma concepção de Deus como um ser transcendente à realidade, isto é, que se situa fora e além dela, uma como um ser imanente à realidade, isto é, sendo ela mesma e uma terceira como sendo transcendente e imanente, isto é, participando dela mas estando além dela. A primeira é o caso do teísmo e do deísmo, a segunda do panteísmo e a terceira do panenteísmo. Teísta é a concepção do Deus judaico-cristão-muçulmano, deísta é o "deus dos filósofos", panteísta é a concepção de Espinosa e panenteísta é a concepção brahmânica. Você não precisa estar além da totalidade da realidade para delimitar ela mesma. Primeiro que não há como isso ocorrer, segundo que é possível delimitá-la de dentro dela mesma, sem problema nenhum. Esta delimitação, ou definição, é uma operação mental e não uma operação física. A mente pode conceber qualquer coisa, mesmo o que seja fisicamente impossível. A ideia de Deus, portanto, qualquer que seja ela, é perfeitamente concebível. Se isto se realiza, de fato, é outra história. Mas a verificação dessa realização, em tese, não é uma impossibilidade. Um conceito é um conjunto de atributos essenciais, para que o ente conceituado seja o que é, e não outra coisa. Esses atributos, em princípio, podem ser testados, mesmo que só em experimentos pensados. Note, finalmente, que o estudo da existência de Deus, de fato, é filosófico e científico, pois, se se considera que ele seja real, e não meramente um conceito, há que se verificar fenomenologicamente essa realidade, e não apenas ontológica, epistemológica ou logicamente. Quanto à teologia, não se trata de uma disciplina nem filosófica nem científica, pois se baseia na "revelação", isto é, em fatos que se considera que tenham sido revelados pela própria divindade e aceitos como "verdades de fé". É claro que a fé não sustenta a veracidade de coisa nenhuma. Logo a teologia é uma disciplina que se assenta no vazio. Isto é: não significa nada.

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