A construção da ciência se faz a partir de propostas de explicação da realidade com base em modelos que fazem uma representação dela e, em cima dos quais, são formuladas relações entre os objetos representativos que permitem predições que são cotejadas com o que ocorre, de fato, no mundo real. Se as predições são confirmadas, o modelo é adequado à descrição do fenômeno em tela, quer seja ele natural, cultural ou social (incluindo político e econômico). Mas, como pano de fundo da elaboração dos modelos explicativos, existem crenças. Isto é inevitável, pois, primeiro que não é possível se fazer uma verificação fática de tudo e, segundo, e mais fundamental, faz parte da própria concepção de modelo explicativo, certas suposições admitidas como primárias, isto é, não derivadas de nada anterior, e que, assim, não são verificáveis diretamente. São, portanto, crenças. A mais fundamental de todas, que é o princípio mesmo da construção de toda a ciência, é a crença na existência de um mundo objetivo fora de nossas mentes. Outra, também básica, é a de que o mundo tem um comportamento regular, isto é, se se verificou que tal fenômeno ocorre de certa forma, dadas certas condições, ele ocorrerá da mesma forma sempre que as mesmas condições se apresentarem. De fato, não há como provar isto, mas não se constrói ciência nenhuma sem essas crenças. O que difere uma crença científica de uma fé religiosa são dois aspectos fundamentais: toda crença científica é mantida apenas até que algum fato a contrarie e todas, mesmo não comprovadas, são suportadas por fortes indícios de sua validade. O que não acontece com a fé, que não admite contestação, nem sequer exame. Muitas vezes essas crenças são derrubadas, ocasiões em que se constrói um novo paradigma científico. Foi o que aconteceu com a introdução da Teoria da Evolução, na Biologia, das Teorias Quântica e da Relatividade, na Física e muitas outras, em várias ciências.
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