sábado, 20 de agosto de 2011

O engraçado é que ninguém nasce ateu, e sim "se" torna ateu, conclusão: o meio é que o faz agir assim

Pelo contrário. Todo mundo nasce ateu, pois uma criancinha não acredita em Deus, já que nem sabe do que se trata. Depois é que seus pais lhe incutem a fé. Se isso não for feito ela continuará atéia o resto da vida. Certamente que terá contato com pessoas crentes e indagará sobre o assunto. Mas, não sendo a crença incutida desde a infância, terá mais discernimento para aceitar ou não. A maioria dos ateus, contudo, foi criada como crente em alguma religião, pois a esmagadora maioria da humanidade segue uma delas. Então se torna ateu por reflexão. Mas não é o meio que lhe incute o ateísmo. Pelo contrário, o meio é favorável à fé. O ateísmo é uma rebeldia, um comportamento excepcional, fora do padrão. Pelo menos por enquanto.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Um comentário:

Gabriel Orcioli disse...

Achei interessante sua colocação. Mas Não nascemos ateus. Como posso dizer isso? Simples. Ateísmo é uma posição alcançada por não acreditar em superstições ou não poder evidenciar de alguma forma algo sobrenatural q tenha criado algo ou alguém. Como nascemos puros (sem conhecimento, crença ou descrença (mesmo a descrença é baseado no ato de não crer)) como poderíamos saber nossa posição quando nascemos? Não sabemos. É engraçado quando colocamos exemplos dizendo o que os pais colocam na cabeça dos filhos algo como religião, e nos esquecemos que o ateísmo é uma posição contrária (querendo ou não) a religião, colocamos nossa posição para nossos filhos como se fosse a melhor, sendo que na realidade a posição da pessoa não importa (ateu ou teísta), o que importa é o tipo de consciência (consciência no sentido de separar pessoas inconscientes de conscientes, explico melhor no tópico direcionado a esse argumento ou pensamento) que essa pessoa (ateu ou teísta) vai ter. Esquecemos que o que move pessoas são emoções. Emoções podem e serão direcionadas na direção daquilo que acreditamos ou que nos faça maior sentido. Então não importa a posição de alguém desde que essa pessoa se sinta bem com ela. Estou falando neste caso de pessoas conscientes principalmente de suas emoções. Pois pessoas que são inconscientes seguem pelo simples fato de se sentirem bem, em outros casos algo (sobrenatural ou ruim) acontece.
Como poderíamos questionar ao nascer 'de onde viemos?' ou 'deus não existe?', pelo fato de você nascer sem crença, isso quer dizer que vc também nasce sem descrença, pois um recém-nascido, não tem ideia de onde se encontra e que tipo de conhecimento ou superstições aquele lugar possui. Como você poderia evidenciar que uma criança nasce ateu, sendo que quando nascemos não faz diferença alguma o que exista ou deixe de existir (nascemos puros)? Ou você quer entrar neste caminho sendo que nem mesmo os mais renomados ateístas utilizam esse argumento para justificar uma posição ou argumento para o ateísmo?

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails