Assista documentários dos canais por assinatura NatGeo, Discovery, History, Animal Planet, TV Escola, Futura, TV Cultura e outros do tipo. Acompanhe os cadernos de divulgação científica e de história dos jornais, especialmente da Folha de São Paulo. Leia livros de divulgação científica sobre os assuntos que te interessarem. Eu, por exemplo, devoro livros (na base de um ou dois por semana) sobre história, geografia, cosmologia, física quântica, relatividade, astrofísica, geologia, neurociências, psicologia, filosofia (metafísica, epistemologia, lógica, ética, estética, política), matemática, música, artes plásticas, literatura, cinema, poesia, biologia, genética, evolução, ecologia, sexologia, sociologia e muito mais. Não tenho interesse sobre direito, economia, administração, contabilidade, negócios, esportes e assuntos correlatos. Escute muita música, especialmente clássica, mas não só, sempre procurando se informar sobre o autor, o estilo, os intérpretes, a história da composição. Assista os filmes mais significativos da história do cinema e leia muitos romances famosos, inteirando-se do autor e das circunstâncias da obra.
Mas, atenção: isso só funcionará se você, de fato, curtir isso tudo e fruir um imenso prazer em fazer isso, preferindo dispender o seu tempo com isso do que com outras coisas. Se você se dedicar a aprimorar sua cultura e conhecimento por obrigação, achando chato, então desista, pois não conseguirá. Só consegue quem é fascinado pelo conhecimento e quer saber de tudo porque tem uma curiosidade incansável, que o faz perder o sono para continuar a ler um livro madrugada adentro, mesmo sabendo que terá que acordar cedo. Trada-se de um pendor interior, que pode ser cultivado, mas, para isso é preciso já ter uma sementinha de desejo completamente desinteressado de qualquer lucro a auferir.
Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 14 de outubro de 2011
o que você recomenda para uma pessoa ver e ler para ela "entrar" no mundo do conhecimento?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário