quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Um formado em filosofia, além de dar aulas, o que mais pode fazer?

Filosofar, isto é, debruçar-se sobre a realidade em todos os seus aspectos, analisá-la, refletir sobre ela, estudar tudo o que já foi dito a respeito, buscar conexões e explicações, propor esquemas que forneçam uma estrutura interligada de tudo, conceber um modelo que permita explicar e prever as ocorrências, propor novos conceitos, estender ou limitar outros e publicar tudo isso para que outros debatam e desse debate surja a melhor descrição do tema. Isso será feito em temas que fujam da competência das ciências, já que elas possuem sua própria metodologia e campo de atuação. Tal é o que se dá com temas metacientícos, como os epistemológicos, que validam as ciências, os ontológicos, metafísicos, lógicos, éticos, estéticos, bem como políticos, sociológicos e psicológicos no que eles não se enquadrem numa abordagem científica, e também as filosofias das próprias ciências, como a física, a biologia, a história, a antropologia, e todas as demais.
Em terceiro lugar, o filósofo pode atuar clinicamente, usando a filosofia como terapia para distúrbios psicossomáticos que sejam decorrentes de uma inadequada visão da realidade, do mundo e da vida. A filosofia, de fato, é muito melhor do que qualquer religião para propiciar consolo e uma compreensão do significado da vida que faça a pessoa sentir-se partícipe do Universo e se aceite como é, enquanto procura agir para mudar o que seja possível.
Se tiver uma proposta original e satisfatória, pode até ganhar dinheiro com livros e conferências sobre seu tema e sua proposta.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails