segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Até agora, apenas UMA pessoa me deu UM exemplo (é pouco) de hipótese que surgiu de forma inusitada e se tornou um fato. Isso confirma o que eu digo, na ciência, precisa-se do método científico para surgirem hipóteses. Elas não surgem de formas inusitadas.

Algumas hipóteses inusitadas:
1. Isaac Newton propôs que as mesmas leis que vigoram no mundo terrestre deveriam vigorar no mundo celestial. Isso contrariava todas as concepções de então. Foi uma hipótese revolucionária.
2. Albert Einstein propôs que a velocidade da luz deveria ser um invariante para todos os referenciais em contraposição à relatividade galileana. Outra revolução.
3. Ludwig Boltzmann propôs que todo processo em um sistema fechado só se daria no Universo sem redução da entropia e que esta mediria a probabilidade do estado macroscópico do sistema. Foi tão combatido que até se suicidou.
4. Max Planck propôs que o cálculo da energia total de uma cavidade em equilíbrio com sua parede deveria ser feita por meio de um somatório ao invés de uma integral, o que contrariou todas as concepções anteriores e inaugurou a física quântica. 
Existem outras. Segundo Thomas Khun, toda grande mudança nas concepções científicas se deram com uma mudança de paradigmas realizada por meio de uma revolução não oriunda da metodologia científica padrão e sim de proposições, de certa forma, gratuitas.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails