quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Como se livrar da sensação de "falta de sentido" em relação ao mundo?

Acontece que o mundo, em si mesmo, realmente não tem sentido. Os animais não pensam sobre isso e apenas vivem. Ou seja, o sentido da vida é só viver. Não há nenhum propósito exterior. Mas... como temos razão e sensibilidade, gostamos de achar que haja algum sentido. Isso pode ser resolvido se nós mesmos dermos um sentido à nossa vida, particular para cada um. Eu, por exemplo, encontrei um e a ele me dedico: espancar a ignorância e difundir o conhecimento; exterminar a maldade e espargir a bondade. Fazer tudo para que o mundo fique melhor porque eu existo. Isso dá um grande sentido para a minha vida e, mesmo quando a realidade se abate sobre mim com a sua crueza cruel, esse sentido impede de me suicidar. Se você acha um sentido para sua vida, mesmo que considere que o mundo não tem razão nem propósito de existir, você pode se sentir satisfeito. Outro coisa é que o fato de existirmos é uma raridade tão preciosa que, mesmo que não signifique nada além dela mesmo, o simples fato de isso ter acontecido já provê um significado imenso à existência. Há que se aproveitar dessa singularidade com sofreguidão e extrair da vida o máximo, pois ela não se repetirá para cada um de nós nunca mais. Você ser você e estar aí no mundo é mais valioso do que a mais preciosa das pedras preciosas. Rejubile-se simplesmente por existir. A maior probabilidade é de que nada existisse. Finalmente, considere que existe algo que pode fazer a vida se revestir de um esplendor fulgurante: o amor. Ame a mais não poder e você verá que será também amado. E amar e ser amado, apenas isso, é capaz de dar um sentido completo à vida. Se você não é amado, não se desespere. Cultive-se a si mesmo como a um jardim e você verá que as borboletas virão sorver o néctar de suas flores. Então se abra para o amor e você será feliz.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails