Antes de tudo é preciso saber que sucesso é esse. Se se está falando de sucesso em termos de riquezas materiais, obtidas pela realização profissional, então a resposta é pensar em fazer o melhor possível para atender as demandas do que se faz, com competência, eficácia e eficiência e, com isso, mostrar-se valioso e ser o preferido da clientela. Com isso se logrará o almejado sucesso, não importa o que se faça. É claro que não estou levando em consideração nenhum modo ilegítimo de enriquecimento.
Todavia é bom pensar se tal tipo de sucesso é válido para ser eleito como o objetivo da vida, em termos de realização e felicidade. Penso que não, o que não significa que não deva ser buscado, mas não priorizado. A felicidade advém da sensação de que a vida tem significado. De que se está realizando o que deixa a pessoa satisfeita por se estar vivendo e cônscia de que sua vida é valiosa e faz diferença para o mundo. Isso não é o sucesso econômico que propicia, mas o sucesso existencial. E esse sucesso se tem quando se tem em mente agir para o bem geral, dos outros, da sociedade, da natureza, do mundo, enfim. Isso pode ser obtido profissionalmente se o exercício da profissão não objetivar apenas a compensação financeira mas, principalmente, a contribuição para o bem do mundo. Tendo em mente que o que mais importa não é o benefício próprio mas o geral, se chegará ao sucesso existencial, que é o mais valioso. Nisso, sem dúvida, se enquadra espargir amor para todos e em tudo o que se faz. Com essa mentalidade, certamente se alcançará a felicidade, essa sim, mais valiosa do que o sucesso.
Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário