Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 16 de janeiro de 2014
O que torna a luz algo tão incrivel? Ela é radiação eletromagnética mas mesmo assim a sua parte visivel não atravessa objetos sólidos. Poderia citar um diagrama mostrando (ao nivel atômico ou molecular) de como a luz viaja no espaço? Ela seria uma radiação carregando fótons ou estou errado?
Não é isso. A radiação eletromagnética consiste de campos elétricos e magnéticos variáveis que se auto propelem, fenômeno descrito pela indução eletromagnética direta e inversa. Os fótons são porções da radiação que são emitidas e absorvidas por sistemas de partículas, apenas em quantidades inteiras deles. Ao longo da propagação não existem fótons, mas apenas na emissão e absorção. Cada sistema material possui níveis de energia dos estados em que podem se configurar, que limitam a absorção e emissão de radiação eletromagnética apenas aos fótons cuja energia coincida com a diferença de energia dos estados admissíveis do sistema. A estrutura da ligação entre as partículas do sistema estabelece se fótons absorvidos sejam reemitidos ou não. Se eles forem reemitidos internamente, o sistema é transparente para a frequência daqueles fótons, caso contrário é opaco. Isso depende, também da temperatura e densidade do sistema. Há sólidos transparentes, como há gases opacos. O Sol é gasoso, mas é opaco. O Universo primitivo, nos primeiros 380 mil anos, era totalmente opaco, como se o Universo todo fosse o interior de uma única estrela. O interior do Sol é totalmente negro. Ele só é brilhante da superfície para fora.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário