Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 6 de março de 2015
Então o que define o caráter de alguém é o seu conteúdo, sua instrução ou forma de se relacionar com as pessoas independentemente de qualquer outro fator externo?
Conteúdo de uma pessoa é um conceito impreciso. O nível de conhecimentos, propiciado pela instrução, pode colaborar com a formação do caráter de alguém, mas não o determina. Nem os fatores externos, como sua condição social. O que determina são os valores que ela assume como válidos. Isso depende do modo como introjeta a educação que recebe. Pessoas podem ter ótima educação e terem um mau caráter. Claro que, dentre os valores de um bom caráter, encontra-se o bom relacionamento interpessoal, mas não só. A honestidade não é um valor interrelacional e sim referente ao modo de agir em todas as circunstâncias. Em resumo, um bom caráter se revela na condução de uma vida virtuosa, ou seja, dedicada a fazer o bem e a ser bom, justo, verdadeiro, generoso, altruísta. Mas também na bravura em defender o bem e a verdade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário