Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 5 de março de 2015
Sinto muito. E que eu vi voce simplesmente desacreditando fratuitamente de Deus ou Deuses, espiritos e afins.. O que e de seu direito, ai achei que voce era mais um desses materialistas dialeticos, hegeliano ou niilista ou qualquer besteira parecida. Eu sou escoslastico rs
Eu não desacredito em deuses gratuitamente e sim como resultado de bastante estudo e reflexão. Quanto à escolástica, inclusive, admiro e procuro imitar sua forma de argumentação. Só que considero que suas premissas são equivocadas, daí suas conclusões serem falsas. Mas já li muito da "Suma Contra os Gentios". Considero, contudo, que Aquino seja mais um teólogo do que um filósofo, pois ele não examina a doutrina cristã como um livre pensador. Para ele a revelação é verdadeira, a priori. Nesse sentido prefiro Duns Scoto e Willelm of Ockham. Mas não é só Aquino que contesto. Também não concordo com Hegel em sua "Fenomenologia do Espírito". Ou com Schopenhauer em seu "O Mundo como Vontade e Representação". Nem com Nietzsche e sua "Vontade de Poder" ou seu "Übermensch". Considero que a Filosofia não possa ser rotulada, daí não ser filiado a escola nenhuma. Mas comecei a gostar de Filosofia ainda na adolescência, estudando no livro tomista de meu pai, "Manual de Filosofia", do Theobaldo Miranda Santos. E olhe que eu sempre fui uma pessoa de ciências exatas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário