Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 11 de agosto de 2016
Já fez uma comparação entre as gerações atuais e as mais antigas em termos de moral? Acredita que estamos moralmente mais evoluídos? 13/12/2015
Apesar de muitos pensarem justamente o contrário eu acho que somos, na média, moralmente mais avançados do que já fomos no passado. Porque a moral atual é mais ética, ou seja, se baseia em fundamentos calcados no que seja eticamente certo ou errado, bom ou mau, justo ou injusto e não no que a sociedade e as religiões prescrevem como permitido, proibido ou prescrito. Mas ainda falta evoluir mais ainda. O fato de sermos mais libertários é positivo e não negativo. Negativo é sermos aprisionados por prescrições sem sentido, baseadas em noções equivocadas de pecado religioso. A libertação dos grilhões religiosos para o comportamento é um grande avanço. Resta nos libertarmos completamente das religiões. Há lugares em que isso vai ser mais difícil, como nos países islâmicos, mas no ocidente, especialmente na Europa, isso já está sendo conseguido. Uma moral completamente dissociada de aspectos religiosos é muito mais válida e valiosa, pois coloca a prática do bem como algo de valor intrínseco, a ser praticado sem a pretensão de nenhuma recompensa ou pelo medo de nenhum castigo. Essa é que é a verdadeira moral. Sem prêmio e nem castigo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário