Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 12 de agosto de 2016
Professor, a ideia de que o conteúdo do universo apenas existia (não existia "antes" pois não havia passagem de tempo) e então por modificação nesse conteúdo houve o início da expansão do universo e o início do tempo, é bem plausível? Pois o conteúdo apenas existia e não precisaria ter sido criado. 15/12/2015
Sim, é plausível. Da mesma forma que o tempo pode vir a deixar de passar deixando todo o conteúdo do Universo inteiramente estático, em seu mais baixo nível de energia e com o máximo conteúdo de entropia. Só que essas situações são extremamente diferentes exatamente quanto a isso. Na situação anterior ao Big Bang, se já existia conteúdo, ele estaria em seu nível máximo de energia e com o mínimo valor de entropia. Todavia essa situação não é bem aceita pela maioria dos cosmologistas e físicos de partículas e campos. Porque um estado completamente estático do conteúdo do Universo, de modo a não ensejar a passagem do tempo, é uma situação de probabilidade quase infinitamente menor do que a do surgimento desse conteúdo, sem ter de que provir, já se expandindo, sofrendo flutuações aleatórias de densidade e com o tempo já passando. Outro problema é conceber o mecanismo que teria provocado o início da expansão, a partir da situação estática. É mais fácil admitir que houve um surgimento fortuito, a partir de nada. Todavia essa não é uma questão resolvida e nem se tem ideia de que observações teriam que ser feitas para confirmar uma ou outra hipótese.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário