Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 12 de agosto de 2016
Se o capitalismo é apenas um sistema econômico e não um regime político então a ditadura de Pinochet não foi culpa do capitalismo e sim do regime político? Já o comunismo tem culpa pelos regimes ditatoriais pelo fato de ser sistema econômico e regime político? 15/12/2015
Nenhuma ditadura é culpa de nenhum sistema econômico, seja capitalista, comunista ou socialista. Todos eles podem existir dentro de uma democracia ou de uma autocracia. Ou ainda em uma anarquia, exceto o socialismo, que requer um estado. Nenhum dos sistemas totalitários ditos comunistas foi comunista. Eles foram socialistas. O comunismo nunca foi estabelecido em nenhum lugar de modo estável ainda. O mais próximos foram os kibutzin de Israel, mas aquilo eram pequenas comunidades, não um país inteiro. Todos os regimes políticos autocráticos se valeram de sistemas econômicos para controlar os países em que se estabeleceram, mas poderia ser qualquer um. O que os ditadores querem é só o poder. Pinochet e os militares brasileiros e argentinos implantaram suas ditaduras para que, democraticamente, o comunismo não conseguisse se estabelecer no Chile, Brasil e Argentina. Porque eles, os militares, estando a serviço das elites econômicas e da dominação norte americana, não admitiam que essas elites viessem a perder o poder e que os Estados Unidos viesse a perder sua dominação. Eles temiam, também, que, como aconteceu em Cuba, ao invés de um comunismo democrático, fosse estabelecido um socialismo ditatorial. Então colocaram, antes, uma ditadura capitalista, porque a democracia parecia que não teria força para se manter numa economia comunista. O bom teria sido se as coisas tivessem continuado como estavam com o João Goulart e o Brasil, a Argentina e o Chile se comunistizassem gradativamente dentro de um governo democrático, sem ditadura socialista nenhuma. Se isso tivesse acontecido, com o nosso exemplo, o mundo hoje já estaria muito mais perto de chegar ao anarco-comunismo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário