quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Professor, sendo o universo regido pela causalidade, até mesmo em seu nível mais elementar (ainda que se mostre probabilístico), logo a consciência possui também uma natureza? Não se limitando as influências do meio, no entanto, considerando o dedo que a própria nutrição têm para as redes neurais. 10/12/2015

O Universo não é regido pela causalidade. Ele é inteiramente probabilístico em seu nível mais profundo. A causalidade e o determinismo são aspectos que aparecem em decorrência da concentração da probabilidade nos casos de eventos ocorridos com número imenso de participantes elementares. É o que se vê no mundo macroscópico, acessível aos sentidos humanos.
Quanto à natureza da consciência, de fato ela a possui, e isso é objeto de intensas, extensas e profundas pesquisas da neurociência nos dias atuais. Ainda não se tem a resposta definitiva, mas parece que o caminho seja o indicado pelo António Damásio, exposto em seus livros de divulgação, que compensa serem lidos. A explicação é bem complexa e não cabe nesta resposta. Mas adianto que a natureza da consciência é de ordem física, constituindo-se de uma ocorrência e não de uma estrutura. Claro que essa ocorrência se dá com uma estrutura, que é uma estrutura biológica. Ou seja, a consciência é anatomo-fisiológica, como a digestão, a circulação, a excreção e outras funções orgânicas. Só que extremamente mais complexa.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails