Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 12 de agosto de 2016
Não consigo aceitar o universo e tudo que foi criado como obra do acaso. Você não acha que, por trás de tanto mistério e beleza, existe uma energia inteligente que programou tudo isso? 14/12/2015
Não acho não. Acho que tudo aconteceu por acaso mesmo. O acaso é capaz de qualquer coisa. Se estamos aqui e agora do modo como estamos é porque uma tremenda série de coincidências nos trouxe a isso. Por outro lado, se houvesse algo inteligente a projetar e construir o Universo, isso não seria nenhuma "energia", pois energia não é uma entidade e sim uma propriedade de entidades. Teria que ser algo extrínseco ao Universo. Mas isso é impossível, pois o Universo é, justamente, o conjunto de tudo o que existe. Logo nada pode existir e não fazer parte do Universo. Resta a hipótese de que o próprio Universo seja essa entidade e tenha se feito a si mesmo. Mas há grandes dificuldades em atribuir ao Universo uma inteligência, pois uma inteligência requer coordenação de impulsos entre as partes do sistema inteligente e o Universo é muito grande para permitir que mensagens vindas de alguma parte interajam com mensagens vindas de outra e produzam alguma mensagem a ser enviada para uma terceira parte. Isso, se houvesse, aconteceria demasiadamente lentamente para que pudesse fazer funcionar uma inteligência.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário