sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Não seria melhor todos os alunos optarem o que quer estudar? 21/12/2015

Em parte. Acho que existe um núcleo básico comum de conhecimentos que é necessário para todos, não importa o que virão a ser no futuro, e que a escola tem que fornecer e exigir. Todavia, grande parte do que é atualmente dado como conhecimento necessário, poderia ser optativo e, inclusive, haver um leque bem amplo de opções disponibilizadas pelas escolas. As escolas economizariam tempo no que for obrigatório e disponibilizariam tempo para o que for optativo. Dentre estes conhecimentos eu cito todas as artes (música, pintura, dança, escultura, teatro, canto, cinema, poesia), bem como, por exemplo, culinária, corte e costura, marcenaria, mecânica, eletrotécnica, horticultura, artesanato, informática, enfermagem e muito mais, que poderia ser dado nas escolas. E, mesmo, os temas das disciplinas comuns que seriam retirados da parte obrigatória mas que alguém quisesse aprender dentro das opções. E outras disciplinas puramente acadêmicas mas que não se estuda, como cosmologia, geologia, oceanografia, meteorologia, astrofísica, astronomia, cartografia, tipografia, luteria e muito mais. Isso poderia ser feito por um acordo entre escolas de modo que umas dariam algumas dessas matérias e outras outras, o aluno fazendo cursos em mais de uma escola.

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