quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Professor, você se considera um ateu ativista e se sim, o que seria ser ativista em relação ao ateismo? 21/12/2015

Sim, sou ativista. Ateu ativista é aquele que não apenas não acredita na existência de deuses (e, em muitos casos, como eu, de espíritos), mas também busca convencer a todos dessa não existência, por meio de um trabalho de proselitismo ateísta ou de pretender converter as pessoas ao ateísmo. Note que isso não significa desrespeitar as crenças alheias, mas mostrar, por meio de argumentos convincentes, expostos de modo cortês e educado, de que ela não possuem fundamento. Isso é o que venho fazendo ao longo de meu trabalho educativo. No caso de aulas, eu não abordo diretamente a questão, mas, sempre que, por alguma injunção, aparece uma ligação com a consideração de existência ou não de deuses, eu mostro que não há razão para supô-las. Na internet, desde que comecei a usá-la, há uns 20 anos, sempre tenho divulgado minhas convicções ateístas e procurado convencer a todos de sua propriedade.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails