Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 18 de agosto de 2016
Professor, poderia me explicar a real diferença entre o centro de massa e de gravidade? Por que há casos em que o centro de massa não pode ser equivalente ao de gravidade? Como isso acontece? Pensei que o centro de massa agiria como se todas as forças estivessem nele aplicadas, inclusive o peso. 21/12/2015
Centro de massa é o centro de distribuição da massa de um sistema. É o ponto cuja posição é a média ponderada, tendo por peso estatístico a densidade, da posição das massas de todos os elementos de volume do sistema. Não tem nada a ver com forças. Já o centro de gravidade é o ponto de aplicação da resultante das forças de gravidade atuantes sobre todos os elementos de massa do sistema. Se o sistema estiver sujeito a um campo gravitacional uniforme, isto é, cuja intensidade seja idêntica em módulo e orientação em todos os pontos do sistema, então o centro de gravidade coincidirá com o centro de massa. Mas se o sistema estiver imerso em um campo gravitacional não uniforme, quer em intensidade quer em orientação, então o centro de gravidade não coincidirá com o centro de massa. O campo gravitacional de uma massa esférica, como um planeta, não é uniforme, pois sua intensidade tem uma direção radial em relação ao centro do planeta, portanto não sendo paralela em diferentes pontos e sua intensidade é inversamente proporcional ao quadrado da distância ao centro do planeta. Um corpo suficiente extenso, como uma grande montanha, de quilômetros de altura, poderá apresentar uma diferença significativa, de vários centímetros, entre as posições dos centros de massa e de gravidade. Corpos de tamanhos menores (menos de 100 metros de extensão) não apresentarão, em relação ao planeta Terra, diferença significativa entra as posições dos centros de massa e gravidade, que poderão ser confundidos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário