Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 17 de agosto de 2016
Uma coisa que eu nunca entendi sobre o indeterminismo de decaimentos radioativos: os segundos precisos é que são incertos? Se tem a meia vida, mas com pouca precisão, de minutos, talvez? Não entendo exatamente como se dá o indeterminismo e a relação com a meia-vida acurada em dias, minutos, anos.. 17/12/2015
O indeterminismo reside no fato de que o decaimento individual de uma partícula em especial é completamente imprevisível. Ela pode decair, desde que foi formada, ao fim de um tempo completamente aleatório. O que se sabe é uma contagem do número de partículas de uma amostra que decaem ao fim de algum tempo. A curva apresentada é a de um decaimento exponencial. Então se pode calcular o tempo ao fim do qual metade da amostra decaiu. Isso é chamado de "meia vida". Mas, para cada partícula, não há nada que determine ao fim de que tempo ela decairá. Isso não tem nada a ver com a precisão com que se faça a medida do tempo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário