Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
domingo, 7 de maio de 2017
De acordo com a mecânica quântica dois corpos podem ocupar o mesmo espaço? Senão me engano isso tem a ver com o principio da exclusão de Pauli.
Corpo é um conceito macroscópico não existente em quântica. O que se tem são sistemas que podem ser campos e partículas, sendo estas quantizações (isto é, densificações) de campo. Campo possui extensão espacial, mas não tem impedimento de se estender sobre uma região já preenchida por outro campo. Em verdade a impenetrabilidade macroscópica de corpos é, apenas, uma decorrência da repulsão provocada por campos que, na região de contato, se interpenetram. O princípio da exclusão afirma que duas partículas fermiônicas de mesma espécie, em um sistema ligado, não podem estar no mesmo estado, isto é, com todas as variáveis que caracterizam seu estado coincidentes. Pelo menos uma tem que ser diferente. Aplicando-se a elétrons de um mesmo átomo, como estão todos ligados ao mesmo núcleo, cada um tem que estar em um estado diferente, já que são férmions. Mas podem estar interpenetrados espacialmente, ou seja, a função de onda deles pode existir em um mesmo ponto para mais de um.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário