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domingo, 7 de maio de 2017
http://ask.fm/wolfedler/answers/136062961181 Mas esse nível introdutório já é dado, indiretamente, pela literatura mais filosófica, pela História e pelo convívio das crianças e adolescentes na sociedade. Estou falando do estudo aprofundado. Hume, Descartes, Lavelle, Leibniz, Russell, Aquino, Kant...
Não é a mesma coisa fazer uma abordagem indireta ou direta. Mas essa abordagem direta, no nível fundamental, não precisa e nem deve ser feita com a menção ao nome de filósofos. Deve ser feita por assunto, a ser discutido em termos das vivências dos alunos. No ensino médio, o interessante, também, é abordar a filosofia não pelos filósofos, mas pelos temas, só que, então, deve se dizer o que cada filósofo pensa sobre o assunto. Numa segunda visita, vale a pena estudar historicamente a contribuição dos vários filósofos. O importante, porém, em todos os casos, é levar o estudante a filosofar, a refletir, a analisar, a contestar, se for o caso. Porque o grande valor da Filosofia é fazer as pessoas pensarem e não aceitarem tudo o que lhes é dito sem reflexão ou, simplesmente, porque é o que todo mundo acha que deva ser. Especialmente as proposições religiosas, mas também outras correntes na sociedade. Sem isso não se muda o mundo.
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