Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
domingo, 7 de maio de 2017
Se no universo não existe uma superfície lisa e sem atrito (uma prova de que Newton não tirou a ideia da experiência e sim da abstração mental), então é correto dizer que na reflexão da luz num espelho, por exemplo, há sempre uma difusão, já que também não há nenhum espelho com uma superfície lisa?
O espelho será considerado perfeitamente liso se suas irregularidades forem bem menores do que o comprimento de onda da luz que vai refletir. Para microondas, por exemplo, uma tela metálica com buracos, funciona como um espelho. A luz visível tem um comprimento de onda médio milhares de vezes maior do que os átomos. Se as irregularidades da superfície forem do tamanho de uns dez átomos, a luz ainda será cem vezes maior do que as irregularidades. Então essa superfície, com essas irregularidades, para a luz visível, será perfeitamente lisa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário