Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
domingo, 7 de maio de 2017
Podemos afirmar que o sol vai nascer amanhã? Se podemos, podemos fazer isso porque ele nasceu ontem, anteontem e isso parece ter acontecido desde sempre? Criamos então nossas certezas com base na memória?
O fato de termos memória de que o Sol nasceu ontem, anteontem e nos dias anteriores não garante que isso sempre aconteceu e nem que sempre acontecerá. De fato, nem sempre aconteceu, mas apenas depois do Sol ter surgido e, mais ainda, depois da Terra ter surgido. E não acontecerá indefinidamente, pois a Terra (e mesmo o Sol) deixarão de existir no futuro. Portanto o que se tem é apenas uma fortíssima convicção de que tal se dará, especialmente porque não há indícios de que, de hoje para amanhã, a Terra desaparecerá ou, pelo menos, deixará de girar em torno de si. Essa convicção é tão grande que pode, até, ser chamada de certeza, o que, de fato, não é.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário