quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

http://www.formspring.me/LHAyan/q/1925063089 , ?

Eu já não me importo com o que diz o Luciano Ayan. Tudo o que ele condena nos ateus, comunistas, anarquistas e liberais de todo tipo também se aplica aos religiosos de qualquer religião, aos intolerantes, nazistas, preconceituosos etc. Eu, pelo menos, sou cortez e respeitoso com os religiosos, não só porque já o fui, mas também porque muitas pessoas a quem quero bem o são, além de vários amigos. E como o meu ateísmo é cético, e não dogmático, estou aberto a mudar de opinião, caso convencido. Este não é o caso dele. Quando faço minhas observações sobre ateísmo e anarquismo em minhas aulas, é sempre no contexto do assunto ou então quando sou chamado por outros professores para apresentar minhas idéias em um esquema em que outras também o são, como já fiz várias vezes sobre cosmologia, evolução, anarquismo, a convite, inclusive, de outros colégios e faculdades. Isto é um procedimento salutar: apresentar aos alunos várias cosmovisões, para que eles as conheçam e possam fazer sua escolha conscientes. E os alunos, mesmo os que não concordam comigo, gostam de minha abordagem do assunto. Nenhum pai de aluno é lesado por mim em nada. Pelo contrário, contribuo para a conscientização dos filhos deles. Nunca sou dogmático nem apresento minhas concepções como doutrinas absolutas e inquestionáveis, como as religiões o fazem. Se há que se investigar a ação de ateus e comunistas, há que se o fazer também de religiosos de todas os matizes, não só cristãos, mas qualquer outro.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails