domingo, 19 de dezembro de 2010

Indica algum livro para ler? Para adiquirir conhecimento mesmo..

Um livro só é difícil que abranja conhecimentos de vários assuntos, a não ser que se leia uma enciclopédia. Para um primeira abordagem introdutória aos assuntos de meu interesse e conhecimento, eu recomendo, para quem tenha o nível médio de instrução:
Filosofia: David Papineau - "Filosofia" - Publifolha; Nigel Warburton - "O básico da Filosofia" - José Oympio;
Psicologia: Edna Heidbreder - "Psicologias do Século XX" - Mestre Jou;
Religião: Victor Hellern, Henry Notaker & Jostein Gaarder - "O Livro das Religiões" - Cia. Das Letras;
Ciências: Bill Bryson - "Breve história de quase tudo" - Cia. das Letras; Alan Chalmers - "A fabricação da Ciência" - Unesp;
Matemática: Richard Courant & Herbert Robbins - "O que é a Matemática" - Ciência Moderna;
Física: Antonio S. T. Pires - "Evolução das Idéias da Física" - Livraria da Física;
Biologia: Ernst Mayr - "Isto é Biologia" - Companhia das Letras;
Cosmologia: Fred Adams e Greg Laughlin - "Uma Biografia do Universo" - Zahar;
Música: Keith Spende - "O livro da Música" - Círculo do Livro;
Arte: Maria Clara Prette - "Para entender a Arte" - Globo.
Estes são livros que eu já li, pelo menos em parte. Há inúmeros outros assuntos, que, todavia, não tenho como recomendar, pois não são de meu conhecimento. E, é claro, existe uma imensa bibliografia mais aprofundada sobre tudo isso. Para ter conhecimento, como você diz, é preciso estar disposto(a) a ler e estudar umas horas por dia, a vida toda. Posso dizer que, neste meus 61 anos de idade, já li quase umas quarenta e cinco mil horas, num total de quase três mil livros.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails