quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

O nada é algo?

Absolutamente não! Não existe "o nada". Só se pode dizer "nada", sem o artigo. Nada não é um sistema físico nem nenhuma entidade de qualquer categoria. A palavra nada simplesmente designa a idéia da ausência de qualquer coisa: matéria, radiação, campos, espíritos, tempo e espaço, mesmo vazio. Para ter a idéia de nada considere o que existe entre seu polegar e seu indicador se você os encostar e conseguir expulsar todo o ar: nada, nem espaço para caber algo. Mas aquilo não é algo nenhum. É a falta de tudo. Isto é que é "nada". Mas não "o nada".

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

2 comentários:

Ar disse...

Nada e a palavra que usamos quando somos incapazes de conceber algo. Ou deliberadamente o excluimos. Logo nada e a nossa ignorancia do algo ou nossa rejeicao dele (como no caso dos que afirmam que o universo veio do nada)

Ernesto von Ruckert disse...

Não é bem assim. Nada não expressa ignorância e sim, ausência. Mas pode ser uma ausência conhecida. E não é uma exclusão deliberada por alguém. É uma ausência factual, fenomenológica. Não é um conceito epistemológico nem lógico. É ontológico por negação, isto é, não é um ser nem uma entidade. Mas é um fato. Ninguém diz que o Universo veio do nada e sim que não veio de nada. Isso é completamente diferente. Não é um mero jogo de palavras. Dizer que "veio do nada" é dizer que há algo que consista em falta de matéria, campo, radiação, espaço e tempo do qual proveio o Universo. Mas tal tipo de coisa não existe. Ou seja, não existe "nada". Nada á a palavra que designa a inexistência de tudo. Então o Universo não veio do nada. Ele não veio de nada, isto é, não foi proveniente de coisa alguma. Surgiu sem provir. Sem ter do que ter surgidol. Isso pode ainda não estar bem estabelecido, mas não é por ignorância que se afirma tal fato. Pode-se vir a ter uma confirmação bem estabelecida de tal fato. Não é por não se saber de onde proveio que se diz que não proveio de nada. Aliás, é interessante notar que, mesmo nas concepções de que o Universo tenha sido "criado", ao invés de ter "surgido", sem causa, também essa "criação" se deu sem ter de que ser proveniente.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails