sábado, 15 de janeiro de 2011

tenho uma curiosidade professor... Os prótons(P) são cargas + certo? e os elétrons (e) -..... eu tenho uma porção de e rodando em volta e outros tantos P. Por que é q os e não "caem" no P já q ele atrai os e? como ele fica só rodando em volta do

Porque os elétrons não ficam "rodando" em torno do núcleo. Eles formam uma espécie de "nuvem" em volta do núcleo. A forma e a dimensão dessa nuvem são determinadas pelos "números quânticos" que representam os valores admissíveis de sua energia e momento angular. Essas quantidades criam uma espécie de "trava" para que os elétrons fiquem onde estão e só mudem de orbital ao ceder ou absorver energia. O "princípio de exclusão" não permite que dois elétrons possuam o mesmo conjunto de números quânticos, de modo que isto impede que eles se empacotem todos com a mínima energia. Esse principio é característico dos férmions, como os elétrons e prótons. Os prótons do núcleo, por sua vez, não são ejetados pela repulsão elétrica porque outra força maior, a nuclear, impede. Uma terceira força, chamada "fraca" repele entre si um elétron e um próton, dentro de um nêutron, apesar de sua atração elétrica, causando o decaimento radioativo do nêutron.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails