quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Qual a diferença entre psicologia, psicanálise e psiquiatria?

Psicologia é a ciência que estuda o comportamento dos animais dotados de mente, especialmente do homem e busca associá-lo a certos componentes e fenômenos mentais. Psicanálise é uma forma de tratamento de problemas psicológicos, baseada na conscientização, pela pessoa, do que ocorre com ela. Psiquiatria é o ramo da medicina que cuida dos transtornos psíquicos de um ponto de vista anatomo-fisiológico. Na base de tudo isto está a neurologia, que estuda o cérebro e o sistema nervoso e a neurociência, que associa este estudo aos fatos da vida psíquica. Um ponto importante nisso tudo é o conceito de mente, que, para mim, é o de um cérebro "em funcionamento". Há quem considere que a mente tem uma natureza não biológica, ou seja, reside em outra entidade não corpórea, denominada "alma". Para mim, isto não existe.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

2 comentários:

Ale Esclapes disse...

Caro Wolf,

Creio que entendi a "alma" do seu post. Só queria fazer uma consideração sobre psicanálise. Se formos considerar a famosa frase de Freud "Wo es war, soll Ich werden", a questão da conscientização poderia ser considerada nesse contexto. Agora tem um contexto sobre o problema psicológico que creio ser mais ligado a psicologia que a psicanálise. Talvez fosse melhor colocar a psicanálise como um método de investigação do inconsciente.

Ernesto von Ruckert disse...

Sim, o método psicanalítico consiste em conscientizar o inconsciente, logo a psicanálise desenvolve procedimentos de sondagem do inconsciente. Mas seu objetivo é, principalmente, terapêutico, e não científico.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails