segunda-feira, 18 de abril de 2011

Professor, qual seu conceito de espírito e de Deus/deuses? É bom esclarecer, uma vez que não existe uma só concepção deles e dizer que todas são falsas é meio que generalizar e presumir na ignorância, ao meu ver. Quantas concepções o sr. conhece?

O conceito genérico de deus é o de um ente que seja capaz de intervir no Universo à revelia das leis da natureza, enfim, um mágico, na acepção plena da palavra. Não faz parte do conceito genérico de deus que seja eterno, nem que seja um espírito, nem que tenha personalidade, nem que seja justo nem bom. O conceito de deus das religiões judaica, cristã e muçulmana, incluem de que seja um espírito, isto é não seja natural, ou seja, que seja extrínseco ao Universo. Além disso consideram que deus seja uma pessoa, quer dizer, que tenha uma mente auto consciente, provida de sensibilidade, inteligência e vontade, além do poder de agir. E que ele interfira continuamente no desenrolar dos eventos do Universo, de forma que qualquer ocorrência só se dê em virtude de sua determinação. Esta concepção é chamada de "teísmo". Por fim consideram que deus seja justo e bom, mas isto não é uma exigência do teísmo. A concepção deísta conceitua deus como uma entidade mágica que promoveu o surgimento do Universo a partir de nada, isto é, criou-o, mas que o abandonou à própria sorte, não mais interferindo em sua evolução. A concepção panteísta considera que o Universo é o próprio Deus, e, portanto eterno. No panenteísmo, pelo qual o Universo é e sempre foi parte de deus, mas este é mais do que o Universo, ambos tendo existência eterna para o passado e para o futuro. O pandeísmo pretende conciliar um Universo que foi criado por um deus e começou a existir num dado momento com o fato de deus ser o próprio Universo. Assim, pelo pandeísmo, deus existia como entidade extrínseca ao Universo e o criou como uma transformação de si mesmo em tudo o que existe. Além dessas existem as concepções politeístas, pelas quais há vários deuses, cada qual encarregado de algum tipo de tarefa. Meu entendimento é, realmente, que todas são falsas, isto é, não existe nenhum deus e nenhuma espécie de espíritos. Tudo o que existe é, ou natural, pertencente ao Universo físico, ou são abstrações concebidas pelas mentes. Mas abstrações não são entidades substanciais, isto é, são só idéias, não realizadas do mundo objetivo fora das mentes, como o seriam os deuses e os espíritos (almas, anjos, demônios, gênios etc.).

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

2 comentários:

Pukka disse...

Não podemos ter respostas exatas a estas questões - temos uma mera opinião...

Ernesto von Ruckert disse...

Os conceitos são de aceitação comum. O que é opinião é qual deles, de fato, existe, uma vez que não há provas da existência de nenhum.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails