sábado, 23 de abril de 2011

Seria possível os idiomas serem outros e os caminhos para descobertas serem outros no processo cientifico? e os átomos e teorias serem explicados de uma forma totalmente diferente do que é? de uma forma que nem imaginamos?

Claro que sim. Os idiomas surgiram em função de ocorrências e coincidências que se deram com os povos que, por sua vez se formaram por razões também casuais. A história do mundo poderia ser completamente diferente. A cada tomada de decisão de cada pessoa a respeito de qualquer coisa em sua vida há uma definição do fluxo de eventos do Universo que, se ela fosse outra, todo o futuro poderia ser completamente diferente. Isto é o que se chama "Efeito Borboleta" e é explorado na série de filmes "De volta para o futuro", de Robert Zemeckis.
Quanto à forma como a ciência construiu seus modelos explicativos da realidade, ela também poderia ser totalmente diferente. As escolhas foram sendo feitas à medida que o conhecimento se desenvolvia e isto levou a um encadeamento que trouxe ao que se tem hoje. Mas poderia não ser assim.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails