Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
domingo, 12 de janeiro de 2014
Acredita que por meio evolucionário o homem um dia poderá alcançar a anarquia? Não acha que a manipulação de massa, que será sempre forte enquanto houver pessoas gananciosas detentoras de poder (capital, meios de comunicação, cargos politicos etc.), impede esse processo de emancipação do homem?
Não impede, só dificulta, e muito. Mas difícil não é impossível. Por isso que digo que a anarquia é um projeto para ser atingido dentro de dezenas de séculos. Mas é preciso que já se vá semeando essa idéia e promovendo fatos anárquicos para que se possa ver como é bom. A internet já é um. Os programas livres de computador são outro. Empreendimentos comunitários e por meio de mutirões são outros ainda. O negócio é dedicar parte do tempo para trabalhar de graça em prol da coletividade. Cooperativas de consumo, creches, lavanderias, hortas, refeitórios, bibliotecas, cursos, praças de esportes e coisas assim, feitas pelas próprias pessoas, sem interveniência governamental nenhuma e postar a funcionar sem nenhum empregado, por trabalho voluntário, em rodízio e de graça. Isso tudo é anarquia e é ótimo. E na educação, privilegiar a cooperação em relação à competição. O ser humano não é bom nem é mau por natureza. Ele é capaz de ambos. A educação pode orientá-lo para a bondade, o compartilhamento, a solidariedede. E, o mais importante, com a abolição de toda a preguiça e de toda a cobiça. E com muita responsabilidade, compromisso e engajamento.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário