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domingo, 12 de janeiro de 2014
Ernesto, o que um professor deve fazer na primeira aula para que a turma o respeite pelo resto do ano? E como ele deve se comportar para que esse respeito não se perca ao longo das aulas? Obrigado.
Em verdade não é tanto o que ele tem que fazer. É o modo como ele "É". O que tem que fazer é dar um espetáculo de aula, motivar muito a turma para que ache que aquilo que se está vendo é sensacional e merece a máxima atenção. Estar muito bem por dentro do conteúdo que vai propor a turma a aprender, para responder qualquer pergunta sem vacilar. Mas há um aspecto que a turma pega "no ar". É se o professor tem ou não "moral" com a turma, Isto é, se a domina, se não tem o menor temor dela, se se impõe sem precisar ser autoritário. Isso depende muito de uma seriedade interna, de uma convicção de seu próprio valor, de uma postura com autoridade sem autoritarismo. Não pode vacilar. Na primeira treta da turma tem que cortar pela raiz, sem perder a compostura e sem se perturbar. Tem que ser a primeira. Se deixar para a segunda já não funciona e não adianta mais, para o resto do ano letivo. Tem que ser amigo sem ser "amiguinho". Não se pode permitir familiaridades excessivas. Tudo dentro de uma relação de empatia com respeito. Isso é que não é ensinado nas aulas de didática dos cursos de licenciatura. Não interessa o modo de apagar o quadro ou o planejamento da aula e do curso. É bom, mas é secundário. O mais importante é o domínio total do conteúdo e uma excelente dialética, uma capacidade ímpar de explicação, que se deveria aprender na "didática especial" (de que já fui professor), uma retórica muito boa também. E, principalmente, uma postura firme e inabalável em relação às indisciplinas. A ponto de enfrentar a própria direção e os pais sem ceder, mesmo que perca o emprego. Esse é o professor de valor que as boas escolas procuram. Porque em escola fajuta não vale a pena trabalhar.
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