Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
domingo, 12 de janeiro de 2014
Por que dormir é tão necessário? Só encontro respostas superficiais na internet, quem sabe o Senhor possa me esclarecer melhor.
Uma das principais razões é a limpeza do hipocampo. Trata-se de um órgão encefálico que registra todas as percepções diárias. Mas ele é pequeno (são dois, mais ou menos do tamanho de um dedo mínimo, situados nas interceções da linha que une as orelhas com as perpendiculares à face pelos olhos). Após um dia ou mais ele fica lotado e não tem mais espaço para armazenamento. Durante o sono, o cérebro promove uma seleção dos conteúdos significativos, que transfere para a memória cortical, de longa duração, e esvazia o espaço para o registro de novas percepções. O critério usado para a seleção se baseia em dois aspectos: emoção e reforço. Se algum fato foi registrado envolvendo emoção, ele é marcado como relevante e promovido à memória permanente. Ou se o assunto foi revisitado ao longo do dia. Por isso é que é importante, na apendizagem, estudar o conteúdo de cada aula no mesmo dia, antes que se durma. Esse reforço confere significado ao conteúdo, que o faz ser armazenado como permanente. Quanto mais tempo se dedica ao assunto, no mesmo dia, mais fortemente ele ficará registrado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário