Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015
Professor, porque a Física Moderna é tão menosprezada no Ensino Médio?Eu acho isso um absurdo uma vez que ela apresenta conceitos importantíssimos para a nossa compreensão da realidade(O conceito de espaço-tempo e a relatividade do tempo, por exemplo).O que você acha?
Porque não é exigida nos vestibulares e no ENEM. E porque grande parte dos professores de Física não tem formação em Física. A vida toda me bati para que se ensinasse Física Moderna no nível médio, mas isso só aconteceu na EPCAR, em que o segundo semestre da terceira série era só de Física Moderna. Então se estudava relatividade, física quântica, física atômica, física nuclear, física estatística e física do estado sólido. Isso teria que acontecer em toda escola de nível médio. Independentemente de cair ou não no vestibular e no ENEM. Mas os próprios pais dos alunos não querem que se perca tempo estudando o que não cai. Não é só física moderna. Conservação do momento angular e a lei de Gauss do eletromagnetismo, bem como ondas eletromagnética e corrente alternada não é visto. Em compensação se vêem assuntos desimportantes, como associação de resistores e capacitores, equilíbrio de barras, imagens em lentes e espelhos. Tudo isso é mais técnico e não fornece nenhuma compreensão do funcionamento da natureza, que é o objetivo da Física.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário