Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 13 de julho de 2015
Ernesto, essa ideia de "cristofobia" futuramente pode ir a um ponto extremo capaz de inibir a expressão de outras religiões?
Mesmo sendo ateu, não acho que se deva zombar das religiões porque há muita gente de bem que tem fé sincera nelas, sejam quais forem. Portanto, zombar delas é ofender quem acredita nelas. O que se pode e se deve é argumentar, de forma lógica, racional e sensata, mas educada, contra as concepções religiosas, para que as pessoas reflitam sobre suas crenças e, quem sabe, as abandonem. A prática das religiões tem que ser livre, mas essa liberdade não pode incluir a liberdade das religiões se difamarem mutuamente e nisso eu incluo o ateísmo, mesmo que não seja religião. Todas as religiões têm que reconhecer o direito das demais a serem praticadas por quem quer que seja, bem como de fazerem proselitismo, desde que o proselitismo não interfira na liberdade das demais religiões. Nesse sentido não é correto ridicularizar os símbolos das religiões. Mas é lícito fazer humor com as religiões, desde que esse humor não tenha uma característica chula. Como fazer humor com o ateísmo. Se se proibir qualquer crítica a qualquer religião estará se perdendo a liberdade de expressão da opinião que é um dos mais caros valores democráticos. É-se livre para defender ou criticar qualquer coisa, como a democracia, a ditadura, o capitalismo, o comunismo, o socialismo, o anarquismo, o ateísmo, o agnosticismo, a religiosidade, o conservadorismo, o progressismo, o liberalismo, a monogamia, a poligamia, a homofobia, a homofilia, o tradicionalismo, o cristianismo, o catolicismo, o protestantismo, o ortodoxismo, o espiritismo, o judaismo, o budismo, o hinduísmo, o islamismo, o xintoísmo, o jainismo, o sikismo, o candomblém, a umbanda, o zoroastrismo, o paganismo e qualquer que seja o "ismo". Mas essa critica não pode ser feita com ofensas a seus seguidores. Todos têm o direito de seguir a religião e a ideologia que quiserem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário