Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 13 de julho de 2015
Quais são as ferramentas matemáticas essenciais para se cursar um curso de Física e onde eu as obtenho (livros, vídeos, recomendações afins), pode-se dizer que para conseguir aprender pelos livros do curso de física da Berkeley e as lições de física do Feynman (que ouço dizer serem puxadíssimas).
Esses livros requerem o conhecimento de cálculo diferencial e integral, bem como álgebra linear. Para se preparar para esses estudos é bom recorrer a um dos livros denominados "Pré-Cálculo". Depois pegar um livro de cálculo dos que se adotam nas universidades. Tem que dispor de umas duas horas por dia para se dedicar ao estudo disso tudo com muita dedicação e empenho (não dispense sábados, domingos e feriados e nem férias). Acho que dá para ver a matéria do colegial que tem nos livros de pré-cálculo em uns três meses, o cálculo diferencial em dois meses, o integral em dois meses (ambos de funções de uma variável). Depois, mais um mês para as derivadas parciais e um mês para as integrais múltiplas. Então um mês para estudar séries e uns dois meses para equações diferenciais. Aí se pega o cálculo vetorial que demanda mais uns dois meses. Além disso ainda há muita matemática a se aprender, que se pode chamar de "Cálculo Avançado", que inclui o cálculo tensorial, o cálculo variacional, as funções especiais, teoria de grupos, e outros assuntos. Enquanto isso já se pode ir estudando a Física.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário