segunda-feira, 13 de julho de 2015

Professor, o que você acha sobre o ascetismo e meditação?‎

Não gosto da meditação oriental em que se busca esvaziar a mente de pensamentos. Prefiro a ocidental, em que se busca focar a mente em um pensamento único e esgotá-lo. Mesmo assim, não acho interessante. Acho interessante pensar e pensar muito. Gosto muito de ficar pensando e faço muito isso. Todo dia. Várias horas. Mas nem busco esvaziar a mente e nem focar em um tema único. Vou levando o pensamento pelos caminhos que ele escolhe ir. É muito gostoso. Nesse afã eu fico buscando explicações e argumentos para convencer a mim mesmo de tudo que eu acho. Ou buscando o que achar a respeito de variadas questões. Penso muito enquanto leio. Vou lendo e parando para pensar amiúde. Por isso costumo demorar para ler. Mas é assim que eu gosto. Costumo ficar pensando no que eu gostaria de escrever a respeito de algo. Todavia também sou capaz de ler rapidamente, se só quero colher informações. Quanto ao ascetismo, não acho uma boa coisa, do mesmo modo que não acho uma boa coisa uma vida luxuriosa. Acho que se deve curtir a vida e seus prazeres com moderação, à moda epicurista, que é diferente da hedonista.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails