Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 13 de julho de 2015
Professor Ernesto, do que é constituído o espaço-tempo, já que, conforme um documentário a que assiste, ele pode ser curvado, torcido, esticado etc? E ainda, tal espaço-tempo existe apenas no universo observável ou ele se projeta ao infinito? Forte abraço!
O espaço-tempo é ele mesmo. Não é feito de nada mais primitivo. Mas ele não é apriorístico. Não existe espaço que não seja ocupado por algo e não existe tempo sem que se desenrolem acontecimentos. Não havendo coisa alguma para ocupar o espaço e nem fato algum para acontecer não existe nem espaço nem tempo. Não existe nada, sequer "o nada". Antes de haver Universo não havia nada. Nem espaço vazio. Não havia, também, "o nada". E o tempo não existia. Havendo algo, então há espaço em que o que existe ocupa e tempo em que o que existe altera sua situação. Esse espaço-tempo, em razão das concentrações de massa, energia e momento angular pode se encurvar e se torcer. Isso significa, apenas, que o trajeto mais curto entre dois pontos deixa de ser uma reta e passa a ser uma linha que pode estar encurvada ou torcida. Mas não significa que exista algo substancial que esteja encurvado ou torcido.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário