Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 15 de junho de 2016
"Viver é sinônimo de espiritualidade, pois quem não conhece o âmago do seu ser, não conhecerá a vida. Jamais experimentará o prazer, a felicidade e a paz que desprezou, deixando a oportunidade de sentir o Profundo em seu interior e limitando-se a sobreviver na solidão dos seus dias." 18/10/2015
Discordo. Pode-se perfeitamente viver sem nenhuma espiritualidade. A vida é um fenômeno biológico. A espiritualidade vai ter influência no significado ou sentido que se vai dar a essa vida. Mas pode-se viver uma vida totalmente desprovida de significado, além do básico de toda vida que é, apenas, viver. Inclusive uma pessoa que viva uma vida desprovida de sentido pode até ser feliz assim. E pode, também, nem ter solidão. Todavia, é certo que uma vida plena de significado propiciará muito mais realização e satisfação em se viver. E a espiritualidade é uma forma de prover esse significado. Mas não é a única. O significado também pode advir de realizações materiais, belicosas, esportivas ou de outras ordens. E por espiritual não estou significando nada que se relacione com "espíritos" no sentido sobrenatural do termo. Espiritualidade é uma atitude de se comprazer com o que seja mais elevado mentalmente, isto é, que promova sentimentos emocionais, volitivos e intelectuais relacionados com a realização do bem, a proclamação da verdade, o espargimento do amor, a sustentação da justiça e a peleja heroica por tudo isso, com a correspondente eliminação de tudo que for contrário. A pessoa espiritualizada é aquela que não se compraz com a satisfação de vaidades ou gozos luxuriosos, bem como com a fruição do poder conferido pela riqueza ou pela situação social. Nem se realiza com a fama e, mesmo, o reconhecimento. É aquela que se alegra pelo bem que realiza, pela virtude que possui, sem que se gabe disso e pela bondade que espalha em torno de si. Essa pessoa até que pode ser solitária, mas a solidão não lhe entristece, uma vez que a nobreza de seus atos lhe concede o refinado prazer da consciência tranquila.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário