Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 15 de agosto de 2016
Observando as pessoas, percebi que em Viçosa elas olham com um certo "nojo" para os desconhecidos, certo que não vale generalizar. Concordo com você, é necessário manter as virtudes. As virtudes melhoram as capacidades mentais? Vejo pessoas virtuosas aproveitando muito mais o intelecto, e a vida. 16/12/2015
Nunca reparei isso nas pessoas de Viçosa. As virtudes, por si só, não melhoram as capacidades mentais. Exceto as virtudes voltadas especialmente para isso. Todavia é preciso se praticar virtudes para que o mundo fique um lugar bom de se viver. Toda a maldade existente na sociedade e todo o prejuízo que pessoas causam a outras se deve, apenas, porque não são virtuosas. A prática da virtude, realmente, aumenta a qualidade de vida, a alegria, a felicidade. Mesmo que não aumente a inteligência ou a cultura. Mas cultivar a inteligência e aprimorar a cultura também são virtudes, mesmo que não sejam virtudes ligadas aos relacionamentos entre as pessoas. Para mim um dos objetivos mais altos do processo educativo tem que ser o cultivo da prática de virtude na juventude. Mas não uma prática policialesca, calcada em punições e ameaças de danação eterna. Uma prática desejada e levada a termo com alegria e grande prazer. Com toda a liberdade e assumida voluntariamente. Sem abdicar de gostos e prazeres que não façam mal nenhum aos outros. Por exemplo, antigamente era considerado pecado fazer sexo sem ser casado. Ora, se sexo é gostoso e se as pessoas querem fazer com liberdade, sem nenhum constrangimento, por que não fazer? Quem seria prejudicado? Roubar já é diferente, pois causa prejuízo ao roubado, mesmo que ele seja ladrão e se esteja roubando o que ele roubou. A não ser que se esteja recuperando o roubo para devolver ao legítimo dono (que pode ser a própria pessoa).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário