Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
domingo, 14 de abril de 2019
Na sua opinião, o que leva as pessoas a acreditarem de forma ignorante, em mitos, teorias da conspiração e crenças fantasiosas? É possível mudar esse triste cenário? De que maneira?
Todas as crenças mitológicas e religiosas advêm do desejo humano de ter alguma forma de controlar as ocorrências do mundo a seu favor, considerando que possa haver alguma realidade transcendental que seja capaz de interferir na natureza e possa atender às súplicas das pessoas. O trabalho difícil de quem seja realista e cético é, justamente, mostrar que, fora dos esforços reais por meio de intervenções físicas na natureza ou psicológicas nas pessoas, não há nenhuma forma de controlar as ocorrências do mundo. Isso é desalentador e frustrante, de modo que a maioria das pessoas reluta em aceitar a realidade da inexistência de qualquer poder sobrenatural sobre o mundo. A mudança desse quadro só é possível por meio de um processo educativo de décadas a fio, pelo qual os mitos e as religiões percam o seu fascínio sobre as pessoas. Mas as próprias escolas relutam em fazer isso, pois, não só iria contrariar as expectativas da clientela (mesmo das escolas públicas), como também os próprios professores e professoras ainda não se libertaram dessas crenças
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário