domingo, 14 de abril de 2019

Professor, fala que vive em pobreza, mas de acordo com Epicuro, você não deveria usar seu dinheiro pra ter "Prazer" moderado?

Mas eu tenho, e muito. O que me dá mais prazer, depois de namorar, é ler, estudar, ouvir música clássica, escrever, pintar, compor música, tocar piano (só que não tenho mais piano), cantar (e canto bem, especialmente música lírica), poetar, programar. Até mesmo demonstrar teoremas matemáticos. E, especialmente, ensinar, aconselhar e ajudar os outros. Para isso tudo é que emprego meu dinheiro. Então sigo fielmente as orientações de Epicuro, de quem sou seguidor. Também gosto de saborear bons pratos, beber bons vinhos e cervejas especiais. Adoro sobremesas, mas como fiquei diabético (exatamente por comer muito doce) não como mais, a não ser dietéticas (mas não são gostosas). Por outro lado, também sou estoico (dialeticamente sintetizado com o epicurismo), de modo que, praticamente, nunca me aborreço e nem me sinto incomodado com nada (mas, às vezes, sim, só que raramente). Nem com frio, nem com calor, nem com a fome, nem com a sede, nem com o cansaço, nem com chateação, nem com barulho, nem com chuva, quase nada. Mas me enfureça qualquer injustiça que veja sendo feita a qualquer pessoa. Não me calo e movo mundos e fundos para coibi-la, seja quem for que a estiver praticando. Injustiças e desonestidades. Mesmo que fosse meu pai a praticá-las (felizmente isso nunca aconteceu). Ou meu filho.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails