Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
domingo, 14 de abril de 2019
Prof, CONSIDERE que Deus existe e que a religião é algo indispensável ao indivíduo. Sendo assim, enumere quais seriam as melhores e piores religiões para se seguir, de acorde com o conhecimento que tu tens hoje sobre esse assunto.
Se existe Deus e uma alma imortal, então seria o caso de haver alguma religião para reverenciar isso. Mas nenhuma das atuais é boa. Seria uma sem hierarquia, que não mexesse, absolutamente, com dinheiro, que não tivesse sacerdotes. Poderia ter alguma liturgia. Mas não poderia ter essa concepção de pecado original e de redenção, nem de santíssima trindade e nem de algum deus encarnado, como Jesus e sua famigerada redenção, que é a maior crueldade divina que se possa imaginar. Também não conceberia nenhuma reencarnação e nem teria essa moral patriarcal ridícula do islamismo. E nada de luxo nas liturgias. Essa ainda está para ser inventada. Claro que estou descartando, liminarmente, o hinduísmo, o paganismo e todas as politeístas. Bem como o Budismo, por não supor que exista Deus. (a hipótese da pergunta). Também não considero o judaísmo por sua excrecência em supor a existência de um povo escolhido. Essa religião teria que acatar as descobertas científicas da evolução e da cosmologia. Talvez um deísmo ou um politeísmo filosófico, à moda de Voltaire ou Spinoza.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário