domingo, 14 de abril de 2019

Você usa aliança (anel) de casado? Você não acha que este rótulo opressor, que a maioria dos casais exibem, deveria ter sido descartado há muito tempo?

Não uso. Nem minha mulher. Isso não significa nada. Se a pessoa quiser ter algum relacionamento extra-conjugal, não é uma aliança que vai impedir. Além do mais considero que os relacionamentos conjugais podem, perfeitamente, serem múltiplos, desde que isso seja sabido e consentido por todos os envolvidos. Do mesmo modo que não uso anel de grau de formatura (mesmo tendo ganho um de meus pais) e nem gosto de ser chamado de senhor, professor, doutor ou qualquer tratamento, mas apenas de Ernesto e de você. No entanto não gosto de apelidos (alcunhas e não sobrenomes). Também não falo gírias. Nem uso tratamentos de excelentíssimo, digníssimo e outros do tipo em minhas correspondências, mesmo oficiais. Ou Vossa Excelência, Vossa Senhoria. Isso não é uma questão de desobediência a normas de linguagem. É uma questão de concepção filosófica igualitária e anarquista. Para mim todo mundo é "você", mesmo o delegado, o juiz, o bispo, o rei ou o papa. Sou como Voltaire. Isso eu aprendi com meu pai que aprendeu com o pai dele. Em minha família todo mundo fala assim. A avó é você e sempre foi, desde que me conheço por gente há mais de sessenta anos. E não é nenhuma falta de respeito. Pelo contrário, todos em minha família são extremamente respeitosos e, muito mais do que isso, extremamente carinhosos.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails