sábado, 21 de maio de 2011

Ao longo de várias dezenas de gerações vc nem sequer imagina o que pode acontecer , você julga todos sendo bons e sábios como você, a maioria das pessoas são más , egoistas e vingativas e cruéis ( podres como eu, ou piores ) .

Sim, mas a educação, ao longo de muitas gerações, pode mudar isso. A condição para o sucesso do anarquismo é, justamente, um mundo de santos. Exatamente isto! Isso é extremamente difícil, mas não impossível. As pessoas podem ser mudadas por um esforço continuado ao longo de centenas de anos sobre dezenas de gerações. Porque isto é o mais sensato e racional. Há que se convencer a juventude desse fato para que, ao se tornarem os detentores do poder, ajam no sentido de chegar a tal ponto. O trabalho de esclarecimento, de intelectualização de toda a sociedade, inclusive dos trabalhadores braçais, é condição para que se convençam disso. É claro que muitas pessoas, como você, que são bem informadas e inteligentes, não concordam. Então haverá o debate público, para que cada qual, por seus argumentos, convençam o povo do seu ponto de vista. Pode ser que o anarquismo, hipercivilizado, não prevaleça, mas sim a barbárie egoística. Mesmo assim eu penso que seria apenas um adiamento por uns dez mil anos, mas, à medida que frações cada vez maiores da humanidade se tornem, de fato, cultas e esclarecidas, como acho que devem ser todos, sem excessão, o altruísmo será adotado como a melhor política, para o bem geral e, em decorrência, o de cada um.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails