domingo, 15 de maio de 2011

Já tentou ser rico? pensa bem....se vc ficar rico ajuda pessoas a terem bens ( melhor que pregar a miséria em prol de um ideal sem alicerces firmes, melhor um anarquista rico do que um anarquista pobre)......

Há um conto de Fernando Pessoa sobre um "banqueiro anarquista", muito interessante, que já li. Eu não prego a miséria, de modo nenhum. Pelo contrário, meu ideal anarquista é de uma sociedade que, sem dinheiro, teria todos os bens disponíveis para todos que, assim, seriam todos ricos, porque tudo seria de todos e ninguém teria nada em particular. Meu igualitarismo é um igualitarismo social por cima e não por baixo. Numa sociedade individualista como a nossa, é impossível ter uma distribuição de bens para todo mundo que faça todos serem ricos, mas numa sociedade comunitarista isto é perfeitamente factível. Se eu ganhasse na loteria, certamente que aplicaria o dinheiro em benefício coletivo (depois de pagar minhas dívidas). Fundaria instituições para a disseminação da ciência e da cultura de graça para o povo.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails