Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 18 de outubro de 2012
Não sei se o senhor já respondeu. Qual é a sua opinião sobre o feminismo e machismo?
Já falei muito sobre isso e você pode pesquisar nas caixas de busca dos meus blogs (www.ruckert.pro.br/blog e wolfedler.blogspot.com). Resumindo posso dizer que sou um feminista radical, mas que não prego uma confrontação entre mulheres e homens e sim uma coalizão em que ambos desfrutem dos mesmos direitos e tenham os mesmos deveres. Quanto ao machismo, acho uma posição completamente idiota. O que não significa que não considere que a masculinidade e a feminilidade sejam erradas. Mas machismo sempre é considerado como dominação da mulher pelo homem. Veja estas:
O que acha do feminismo?
Feminismto e a única atitude aceitável em relação à situação da mulher na sociedade. Mas me refiro ao feminismo sério, que pugna pela igualdade de direitos e deveres entre homens e mulheres, sem retaliações e inimizades. Sou um feminista radical. Para mim, exceto no aspecto estritamente ginecológico, homens e mulheres são absolutamente iguais. Assim todo direito das mulheres tem que ser direito dos homens, como todo direito dos homens tem que ser direito das mulheres e todo dever dos homens tem que ser dever das mulheres como todo dever das mulheres tem que ser dever dos homens. Toda atividade humana tem que ser exercida metade por mulheres, metade por homens, em média. Em todos os lugares e em todos os estratos sociais. Há que se acabar com qualquer discriminação de sexo e gênero em relação a qualquer aspecto. Mulheres têm a obrigação de sustentar a família tanto quanto os homens. Homens têm a obrigação de cuidar da casa tanto quanto as mulheres. Não se pode dizer "vou chamar um homem para consertar a pia", ou "vou chamar uma mulher para fazer a faxina". Tem que se dizer "vou chamar uma pessoa", que pode ser homem ou mulher, para fazer qualquer coisa. Para mim uma pessoa que não seja feminista é uma pessoa de mau caráter. Acho inadmissível uma postura não feminista.
Se existem mais mulheres do que homens no mundo, por que o preconceito com a mulher ainda é tão grande? Por que as mulheres ainda não conquistaram todos os seus direitos?
Porque ainda não se dispuseram a fazer valer, de fato, os seus direitos. Porque ainda deixam os homens as dominarem. Porque, muitas vezes, se acomodam em serem sustentadas por homens, submetendo-se, assim, a eles. A igualdade só será total quando nenhuma mulher jamais depender economicamente de nenhum homem. Mas ainda há muitas mulheres que querem arranjar casamento com um homem rico para ter quem as sustente. Essas é que põem todo o esforço feminista a perder. É difícil afrontar os homens nos países islâmicos, por exemplo. Muitas vezes as próprias mulheres são contra aquelas que querem ser livres e independentes. Mas, como em tudo, não vai ser por condescendência dos homens que as mulheres chegarão à igualdade total de direitos. Elas é que precisam conquistá-la. E só a conquistarão quando assumirem a igualdade total de deveres também. Dever de sustentar a família, como os homens. Ser obrigada a trabalhar e não ter o trabalho como uma opção, podendo não trabalhar e viver às custas do marido ou do pai. Arcar com todas as incumbências masculinas e obrigar os homens a arcar com as incumbências femininas também. Romper com a família e com o marido se eles não aceitarem a igualdade. Só casar com homens feministas. Isso não é fácil, mas enquanto as mulheres não assumirem essa batalha, coesas, não se igualarão aos homens. E isso tem que acontecer, pois esta desigualdade que ainda existe é abominável.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário