Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 18 de outubro de 2012
Quando o homem se tornou humano?
Humanos são os macacos da ordem primates, família hominidae e gênero homo. Isso inclui as espécies homo sapiens, homo gautengensis, homo habilis, homo erectus, homo antecessor, homo ergaster, homo heidelbergensis, homo neanderthalensis, homo rudolfensis e homo floresiensis, todas extintas, exceto a primeira, que é a nossa. A mais antiga é a homo habilis, surgida na África (achado na Suazilândia), entre os períodos Plioceno e Holoceno, há 2,3 milhões da anos. A nossa surgiu há 200 mil anos, mas o comportamento moderno só se estabeleceu há 50 mil anos. Resta definir o que se entende por "humano". Se é pertencer ao gênero, temos 2,3 milhões de anos. Se é se comportar humanamente, temos 50 mil anos.
Comportar humanamente é viver em tribos, enterrar os mortos e, certamente, falar uma linguagem compartilhada. Articular palavras é algo anterior. Até que palavras articuladas tomassem significado para um grupo, não havia propriamente linguagem.
Considero que o homem se humanizou quando se tornou social e não apenas um bando de macacos mais evoluídos (que já eram "homo"). Então surgiram grupos organizados com funções diferenciadas> Os neandertais tinham isso.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário